sábado, 26 de novembro de 2011

CURRÍCULO

O que é Currículo?
Currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, possibilitando a construção de saberes diário que aliado as novas tecnologias pode realizar novas metodologias na aprendizagem do aluno desenvolvendo a capacidade de pensar no ensino e na gestão da sala de aula.

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

O uso das tecnologias só potencializa o desenvolvimento das atividades realizadas no contexto escolar. Penso que, as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica. A integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Sem duvida alguma, primeiramente é necessário que tecnologia seja efetivamente uma realidade no contexto escolar é necessário cada vez mais investimento na estrutura física escolar e na formação humana. Agora pedagogicamente o uso das tecnologias propicia condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo preestabelecido, ou seja, trata-se de uma ferramenta extremamente atual e eficaz no processo de ensino aprendizagem.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Estamos vivenciando uma revolução tecnológica, em todos os sentidos e essa evolução vem ocorrendo de forma muito rápida em muitos setores da sociedade, que não tem conseguindo acompanhar essa evolução, dentre eles a educação escolar, cujos currículos, se mantêm desarticulados com a realidade tecnológica, considero que ao se trabalhar projeto na escola cria-se para o aluno, uma oportunidade de sair da passividade e colocar-se diante de oportunidades de participar ativamente de seu processo de construção do conhecimento, ou seja, e a uma forma de conciliar o currículo como proposta pedagógica de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário