sexta-feira, 25 de novembro de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ


           Atualmente sou professora de educação infantil da Escola Municipal Carlito Ferreira. Adoro o meu trabalho, pois convivo em um ambiente muito acolhedor e repleto de amigos, com os quais é muito bom conversar e compartilhar bons momentos.
O trabalho escolar voltado para os pequeninos nos traz grandes recompensas, tanto na esfera profissional como na emocional, posto que é gratificante analisar a evolução de cada uma dessas crianças que, de certa forma, foi direcionada por nós, educadores. A pureza e inocência de cada uma delas mostra-nos diariamente que ainda vale a pena viver e lutar por nossos objetivos.
Hoje sinto-me realizada pela área em que optei atuar, pois, paradoxalmente ao nosso papel de mestre, muitas vezes somos nós quem aprendemos grandes lições com nossos alunos, mesmo que eles sejam ainda tão jovens.
Recordo-me dos meus tempos de aluna e das dificuldades pelas quais passei para conseguir meu tão sonhado diploma. Naquela época tive de travar uma grande luta contra uma série de fatores para conseguir estudar: as dificuldades financeiras da minha família, a falta de transporte para os moradores da zona rural, a distância e, muitas vezes, a vontade de desistir. Mas nada foi capaz de sufocar o meu ideal e, apesar de todas as adversidades, formei-me professora e me orgulho muito de toda a minha batalha.
Durante vários anos trabalhei nas escolas da zona rural e isso concedeu-me uma grande bagagem de aprendizado e superação. Depois, atuei por algum tempo como supervisora educacional, mas sempre trazia comigo aquele grande desejo de estar presente na sala de aula, lecionando. Agora, estou novamente dentro da sala de aula e estou muito feliz e realizada com o meu cargo e com todos os obstáculos que consegui superar para chegar até aqui. E, definitivamente, mesmo que pudesse voltar no tempo, teria feito a mesma escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário