domingo, 27 de novembro de 2011

SER PROFESSOR

Ser professor é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do grupo, do ser humano e da prórpia identidade. Quem ensina, aprende, e, diante de uma situação inovadora é preciso ter humildade e partir para novas conquistas, pois vence quem vai atrás de novos conhecimentos.
Prática e teoria caminham juntas, uma depende da outra, mas é preciso rever ou buscar novos conhecimentos para falar a mesma língua do aluno.
Diante de tantas inovações é preciso acatá-las, discuti-las, possibilitando a articulação entre diferentes pontos de vista. Propor sugestões e acrescentá-las no cotidiano da sala de aula.
O uso da tecnolgia quando pautada em princípios que priveligiam a construção de conhecimento torna o aprendizado mais significativo, interdiscilplinar e humanista e requer dos professores novas competências e habilidades para trabalhar com essas técnicas.
Com a Internet, por exemplo, o aluno vai ao mundo e o mundo vem até o aluno, facilita a vida e oferece numerosa informação. Então o aluno precisa aprender a filtrar essa informação para transformá-la em conhecimento. A vida do professor foi bastante facilitada pelo xérox, internet, jogos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário