sexta-feira, 25 de novembro de 2011

HIPERTEXTO


           O termo hipertexto, criado nos anos 60 por Ted Nelson, nos remete à ideia de um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informação, cujo acesso se dá na forma de links. Porém, as primeiras manifestações hipertextuais datam dos séculos XVI  e XVII. Na verdade, o termo hipermídia, que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos também na forma de texto, seria muito mais apropriado. Ou seja, é uma forma de facilitar a vida dos internautas. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, contudo a internet não é o único meio de veiculação de hipertextos.

            Existe uma discussão acerca da interdependência do hipertexto e da internet. Alguns autores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Outros alegam que ele ocorre apenas no ambiente virtual. O hipertexo é uma ferramenta de aprendizagem, pois instiga a busca e a construção de conhecimento pelos alunos, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Dessa forma, proporciona uma interação mais efetiva entre aluno e professor, o que é algo muito importante.
            Utilizando-se o hipertexto na sala de aula, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, nos remete a esse conceito. Os professores também podem utilizar o hipertexto para realizar suas funções pedagógicas. Através do hipertexto é possível criar um conhecimento compartilhado e aprofundado, o que compõe um excelente meio de organização do material de diversas disciplinas escolares.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a edificação do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.

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